quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Reforço na fiscalização das cadeias no fim de ano


A Secretaria de Justiça tomou algumas medidas para evitar fugas e rebeliões neste final do ano na Casa de Custódia. Dentre as precauções tomadas, a secretaria assinou uma portaria regularizando as rondas na parte externa do presídio e o reforço no policiamento, que deverá ser feito pelo Rone (Rondas Ostensivas de Natureza Especial).

Segundo o diretor de Inteligência da Sejus, capitão Wilson Gomes, as vistorias na área externa serão feitas na tentativa de evitar a construção de túneis. "Já fazemos vistorias internas praticamente diárias, mas é necessário inspeções nas residências próximas ao presídio".

O comandante do Rone, capitão Fábio Abreu, explicou que serão cerca de 20 policiais a mais para as revistas internas e em torno de seis nas inspeções externas. "Será um reforço para garantir a tranquilidade nesse final de ano".

A Casa de Custódia tem capacidade para 350 presos, mas atualmente, de acordo com Wilson Gomes, possui 800 detentos. O mês de dezembro é considerado crítico no local por conta do aumento no número de visitas e da ansiedade dos presos, que desejam passar os feriados com a família. "É nesse momento que eles mais planejam fuga", ressaltou Gomes.

Liberação de 150 detentos

Foram liberados para passar as festividades de final de ano com a família cerca de 150 presos dos três unidades prisionais: Irmão Guido, Casa de custódia e Vereda Grande. 

Eles foram soltos antes do Natal e deverão voltar às celas logo após o Reveillon. "Mas, menos da metade volta", sinalizou Fábio Abreu.

Jordana Cury
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário