BELO HORIZONTE (21/10/11) - Setenta e dois profissionais da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds),Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, que são docentes em cursos de formação de direitos humanos para suas equipes, finalizaram nesta sexta-feira (21), a II Jornada Formativa de Direitos Humanos. O curso começou no início da semana e foi promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Com ênfase no estudo e na pesquisa em segurança pública, a Jornada teve como objetivo aprimorar e atualizar a temática dentro do ambiente educacional, além de fortalecer a garantia dos direitos humanos na realidade de trabalho dos profissionais.
Os participantes, que compõem as academias de ensino e formação, serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos nas instituições onde trabalham. Para o delegado Geral de Polícia Civil, Anderson Alcântara Silva Melo, aluno da Jornada Formativa, o tema requer uma capacitação continuada. Ele acredita que os agentes da segurança pública devem realizar “a promoção e a busca por novas práticas de direitos humanos diariamente”.
A semana de palestras, debates e dinâmicas foi organizada pelo Instituto de Estudos da Religião (ISER), por meio Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD). Segundo o supervisor da Jornada em Belo Horizonte, Diego Santos Francisco, foram realizadas 50 horas de aulas e discussões sobre autores renomados.
“A proposta é que o conhecimento ultrapasse o campo de atuação das escolas de formação e que os profissionais se sintam também detentores destes direitos, assim como os demais cidadãos”, concluiu Diego.
Nenhum comentário:
Postar um comentário