segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Seis presos agridem agente e fogem da cadeia de Machado



Do G1 Sul de Minas


Um agente penitenciário ficou ferido durante fuga de seis detentos da cadeia de Machado (MG) neste sábado (17). De acordo com a Polícia Militar, o agente soltou um dos presos para que ele fizesse a limpeza da cadeia, como é de praxe, mas algum tempo depois o preso disse que estava passando mal e pediu para retornar a cela.
Ainda segundo a polícia, quando o agente estava abrindo a cela, os presos que estavam dentro do local forçaram a grade, sairam e agrediram o agente. Depois ele o amarraram, amordaçaram com uma corda de varal e o enforcaram até o deixar desacordado.
Dentro da cela haviam 12 presos e seis conseguiram escpara. O preso que disse ter passado mal não estava entre os que fugiram da cadeia. O agente foi encaminhado para o pronto-socorro, mas passa bem. Até o momento, ninguém foi preso.
R7
Segundo a Polícia Civil (PC) que administra a cadeia, a vítima foi encontrada por funcionários que trabalham na reforma do local. A PM foi acionada e fez um boletim de ocorrência.Conforme a PC, conseguiram escapar Rodolfo dos Reis Leal, de 29 anos, Fabiano Pereira de Souza, de 18, Diego Ferreira Olivar, de 19 anos, Elias Júlio Santos Morais, de 18 anos, Renato Gonçalves de Almeida, de 20 anos e Alisson da Silva Xavier, de 21 anos. Até o início da tarde deste domingo (18), nenhum deles havia sido recapturado.
Um inquérito será instaurado nesta segunda-feira (19) para apurar se os presos já planejavam a fuga ou se eles aproveitaram a oportunidade. Também será investigado o motivo de apenas metade dos detentos que estavam na cela terem escapado.

COMENTÁRIO DO CHAS1000

Na execução de qualquer procedimento o AGENTE, deve faze-lo com segurança não caindo na rotina, porque em um plantão podem surgir diversas situações que exigem do Agente preparo e conhecimento da realidade, para que não exponha em risco a sua segurança e/ou a vida de todos. O correto é que qualquer deslocamento de preso de sua cela para as áreas internas e externas da penitenciária e destas para a sua cela será acompanhado por pelo menos dois agentes penitenciários e o preso deverá permanecer algemado durante todo o deslocamento e tabém haver supremacia de força na hora de abrir e fechar a cela. O que não acontece em várias unidades. Cabe ao superior responsável pela segurança tomar decisões e fazer uso dos meios disponíveis mais adequados para solucionar essa falta de segurança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário