quarta-feira, 15 de junho de 2011

Aécio oferece candidatura ao Governo de Minas a Lacerda


 
Tucano tenta última cartada para que o prefeito de Belo Horizonte desfaça acordo com petistas



Em uma última cartada na tentativa de dissuadir o prefeito Marcio Lacerda (PSB) de se aliar ao PT para disputar a reeleição, o senador Aécio Neves (PSDB) chamou o socialista para um encontro em que irá lhe oferecer a cabeça de chapa no pleito pelo Governo de Minas em 2014. A oferta consiste na união de Lacerda com os tucanos, que apresentariam o vice na chapa pela Prefeitura da capital, no próximo ano.

Em troca, o PSDB firmaria o compromisso de lançar o prefeito ao Palácio Tiradentes. Caso se reeleja, o socialista ficaria no cargo por apenas dois anos. Neste período teria como vice o deputado federal Rodrigo de Castro ou o estadual João Leite, que assumiria o comando da administração em abril de 2014. As informações são de fontes ligadas às negociações.

Segundo os mesmos informantes, Aécio e Lacerda devem se encontrar nos próximos dias. A ideia de negociar a vaga de candidato a governador para o prefeito, em troca da aliança com o PSDB, já chegou a ser colocada ao socialista. No entanto, a proposta não foi concretizada, apenas ventilada por aliados de Aécio.


LACERDA AÉCIO ANASTASIAAécio Neves tenta manter Governo de Minas com Marcio Lacerda no lugar de Antonio Anastasia (Foto: Renato Cobucci)

Lacerda teria recusado, no momento, sob a alegação de que não poderia concorrer contra o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT), que deve tentar o Governo mineiro em 2014. Na época em que o assunto surgiu, nos primeiros meses deste ano, Aécio estava empenhado em conseguir o comando nacional do partido. Agora, dizem interlocutores, o senador tem todas as condições de fazer a oferta concreta, pois tem as rédeas do PSDB nacional.

Uns poucos aliados afirmaram que, caso não tivesse êxito na briga pelo comando da sigla, congelaria as negociações sobre os rumos do partido na eleição para o Governo de Minas. É que ele próprio poderia voltar a tentar o Palácio Tiradentes em um cenário em que o ex-presidenciável José Serra e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, tomassem as rédeas do PSDB nacional. Como tudo fluiu como previsto por Aécio - conseguiu eleger os principais postos na hierarquia tucana - o senador sentiu-se à vontade para colocar na mesa de negociações a vaga de candidato ao Governo mineiro, segundo interlocutores.

O deputado estadual João Leite, que é presidente municipal do PSDB, disse desconhecer o acordo. Segundo ele, "a intenção das bases do partido é ter candidatura própria para a Prefeitura de Belo Horizonte". Nos bastidores, apenas um restrito grupo ligado ao senador tem informações sobre a negociação. Porém, ninguém fala abertamente sobre o caso. A ordem no ninho tucano é levar o assunto em banho-maria, para não atrapalhar as articulações. Caso Lacerda mantenha a posição de ficar ao lado do PT, o PSDB lançará candidato à Prefeitura com o apoio de outras 12 legendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário