quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Conheça o novo presídio de segurança máxima da RMBH


 http://www.alterosa.com.br
Nesta sexta-feira chegam os primeiros detentos que cumprirão pena no  primeiro presídio construído pelo governo com parceria da iniciativa privada
Reprodução TV Alterosa
 Complexo possui o maior número de câmeras de vigilância do mundo
 

Segurança Máxima! Começam a chegar amanhã os detentos que vão cumprir pena no primeiro presídio construído pelo governo em parceria com a iniciativa privada no estado. A unidade foi construída em Ribeirão das Neves e o repórter Rangel Faúla mostrou como ela é por dentro.
Um complexo monitorado por todos os ângulos. É o que tem o maior número de câmeras de vigilância do mundo, com 1260.
Da sala de controle os técnicos vão acompanhar todos os passos dos detentos. É daqui também o comando para abrir as celas. As portas são eletrônicas. Técnica que evita o contato direto do agente penitenciário com os presos.
A cela possui colchão anti-chamas. Camas de aço que suportam até 900 quilos. O vaso sanitário também é diferente. Ele possui um sistema de sucção para evitar que o preso esconda algo dentro dele.
O piso é reforçado. São 18 centímetros de concreto por baixo, uma chapa de aço no meio e mais onze centímetros de concreto por cima. Estrutura só encontrada no Banco Central.
Foram instaladas portas de segurança que prometem bloquear o funcionamento e a entrada de celulares e drogas. Os presos serão vigiados por funcionários públicos e privados. Os monitores da empresa vão cuidar da movimentação interna. Já os agentes penitenciários ficarão por conta da guarda armada externa, da escolta e são eles que agem em caso de rebeliões.
A estrutura conta ainda com biblioteca, salas de aula, consultórios médicos e odontológicos. Ao todo serão cinco unidades como a apresentada. A capacidade total é de 3.040 detentos. Cada um custará R$ 2.700 por mês. De acordo com o governo, no modelo público, o gasto é maior, R$ 2.800.
Veja a reportagem e conheça o presídio no link:
http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=9&id_noticia=96697/noticia_interna.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário