quinta-feira, 1 de maio de 2014

MP pede que detentos cumpram pena em casa em Poços de Caldas

MP pede que detentos cumpram pena em casa em Poços de Caldas -


Medida acontece após motim no fim de semana; presídio está superlotado.
Unidade com capacidade para 126 pessoas abriga cerca de 200.

Do G1 Sul de Minas

O Ministério Público de Poços de Caldas (MG) fez um pedido à Justiça para que 100 detentos cumpram pena em casa. A medida, segundo o MP, é uma forma de tentar diminuir os problemas que existem no presídio da cidade. Um motim no último fim de semana terminou com quatro presos feridos. Ao todo, 76 detentos tiveram que ser transferidos. A unidade com capacidade para 126 pessoas ainda abriga cerca de 200.
Por isso, o promotor Glaucir Antunes Modesto sugeriu que os presos do regime semi-aberto passem a dormir em casa. Ele disse que vai entregar para a Justiça uma lista com os nomes de 100 detentos que poderiam cumprir a prisão domiciliar.
"Isso poderia esvaziar o presídio em um primeiro momento, acalmar e resolver o problema de todo mundo, para depois nós tentarmos algumas soluções mais definitivas. Nenhuma medida que se tomar vai satisfazer todo mundo. É claro que pode ser que algum desses presos saia e cometa algum delito, não tem como o Estado ter este controle sobre eles. É claro que pode acontecer. Por isso que eu acho que a triagem tem que ser muito rigorosa", disse o promotor.
Ministério Público pede para a Justiça que presos cumpram pena em casa (Foto: Reprodução EPTV)Ministério Público pede para a Justiça que presos cumpram pena em casa (Foto: Reprodução EPTV)
Segundo Wanderley de Mello, advogado da OAB de Poços de Caldas, o órgão propôs que o Ministério Público faça essa lista juntamente com a Defensoria Pública. O promotor disse que ainda não existe uma data para que a lista com os nomes dos detentos fique pronta. A assessoria do juiz Narciso Alvarenga Monteiro de Castro informou que ele ainda não tomou conhecimento do pedido e por isso, ainda não vai se pronunciar sobre o assunto.
Nas ruas, algumas pessoas temem que os detentos possam ser soltos.
"Não tem condições de se soltar presos. Ele tem que cumprir, mas trabalhando lá dentro, não deixar ele fora para fazer mais coisas", disse o serralheiro Joel Quiciri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário