Oitocentas detentas de cinco unidades prisionais de Belo Horizonte e Região Metropolitana começaram a ser beneficiadas, nesta terça-feira (26.03), com ações voltadas para a saúde e o bem estar da mulher. As atividades são promovidas por meio de uma parceria entre a Diretoria de Saúde e Atendimento Psicossocial (Dsp/Sape), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), e o programa “Se Cuida”, da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres (Cepam), pertencente à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).
O “Se Cuida” tem como foco promover atividades que auxiliem a detenta no retorno ao convívio social, como palestras motivacionais e cursos de capacitação. Os eventos de março e início de abril acontecem para fechar as comemorações do mês das mulheres. Para o superintendente de Atendimento ao Preso, Helil Bruzadelli, essa parceria entre a Seds e a Sedese dá uniformidade às ações do Estado, atingindo, de forma ampla, o objetivo da ressocialização.
O Presídio Feminino José Abranches Gonçalves, em Ribeirão das Neves, foi a primeira das cinco unidades beneficiadas pelo “Se Cuida”. Nesta terça-feira, as presas participaram de diversas atividades culturais e de saúde. Além de terem a pressão aferida e a glicose medida, as detentas puderam dançar e assistir a uma palestra sobre o papel da mulher na sociedade, ministrada pela coordenadora da Cepam, Eliana Piola. “O objetivo foi resgatar o valor que cada uma delas tem”, ressaltou. O evento foi encerrado com a apresentação das peças teatrais “Confissões de Mulheres” e “Mulher Fenomenal”, produzidas por internas da própria unidade.
Para a coordenadora da Dsp/Sape, Fabiana Fernandes, eventos como esse proporcionam às presas a oportunidade de acesso à informação, garantindo a humanização do sistema prisional. A diretorageral do presídio, Raquel Alves de Paula, completa: “Com essas atividades, as detentas resgatam a autoestima e se preparam para a tão sonhada ressocialização”. Na ocasião, kits de higiene pessoal foram distribuídos para as internas pela Cepam. Eles foram doados à coordenadoria pela empresa do ramo agropecuário Agropec e pelo Conselho da Mulher Empreendedora, da Associação Comercial e Empresarial de Minas (Acminas).
Além do Presídio Feminino José Abranches Gonçalves, até a primeira quinzena de abril, o Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade, em Vespasiano; O Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) Centro Sul, em Belo Horizonte; o Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, também na capital mineira, e o Presídio de São Joaquim de Bicas II, em São Joaquim de Bicas, receberão o “Se Cuida”.
Crédito fotos: Mayara Gouvea
|
quinta-feira, 28 de março de 2013
Oitocentas presas participam de ações de saúde e bem estar em Minas Gerais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário