terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Familiares tentam evitar transferência de presos e entram em confronto com agentes em Betim



Familiares tentam evitar transferência de presos e entram em confronto com agentes em Betim

Os agentes usaram bombas de efeito moral, spray de pimenta e até chegaram a atirar com balas de borracha

João Henrique do Vale / ESTADO DE MINAS
Familiares de presos fizeram uma corrente humana e cercaram as viaturas do Cope

Horas após presos se rebelarem no Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a confusão passou para fora do presídio. Dentro da cadeia a situação estava controlada, mas quando algumas viaturas do Comando de Operações Penitenciárias da Suapi (Cope) saía com alguns detentos que seria transferidos da unidade, familiares fizeram uma corrente humana e cercaram o carro. Novamente a situação ficou tensa. Os agentes desceram das viaturas com arma em punho e chegaram a dar tiros com balas de borracha. Bombas e efeito moral e spray de pimenta também foram usados.

O motim no presídio começou na manhã desta segunda-feira. Inconformados com boatos de que haveria mudança nas regras de visitação, os detentos resolveram se rebelar. Durante o banho de sol, dezenas de presos não obedeceram a ordem para voltar as celas e colocaram fogo em colchões. Rapidamente, uma extensa fumaça preta subiu e chamou a atenção de moradores vizinhos ao local. Familiares também foram para a porta do presídio tentar informações.

O clima chegou a ficar tenso em alguns momento dentro da unidade. Agentes penitenciários conseguiram conter as chamas. De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), os detentos reivindicaram a presença do diretor, que se reuniu com eles e desmentiu os boatos. Os presos voltaram para as celas e a situação foi controlada.

Logo depois, alguns presos foram transferidos de unidade em carros do Cope. Segundo a Seds, as transferências já estavam programadas.

(Com informações de Marcos Michelin)

Detentos colocam fogo em colchões no Ceresp de Betim

Boato de mudanças nas regras das visitas na unidade teriam causado o tumulto

Cristiane Silva/ ESTADO DE MINAS
Viaturas da Delegacia de Homicídios foi ao local para ajudar nas negociações (Marcos Michelin/EM/D.A.Press)
Viaturas da Delegacia de Homicídios foi ao local para ajudar nas negociações

Detentos do Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, iniciaram um motim na manhã desta segunda-feira. De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), durante o banho de sol ocorreu um boato entre os presos de que haveria uma mudança nas regras de visitação.

Os presos se recusaram a voltar para as celas e os que já estavam nos locais colocam fogo nos colchões. A fumaça chamou a atenção dos moradores do entorno do local. Os agentes penitenciários conseguiram apagar o fogo. Ainda de acordo com a Seds, os detentos reivindicaram a presença do diretor, que se reuniu com eles e desmentiu os boatos. Os presos voltaram para as celas e a situação foi controlada. Ninguém ficou ferido.

Sobre a presença de viaturas do Comando de Operações Penitenciárias da Suapi (Cope) na unidade, a Secretaria informou que os veículos estão no local apenas para a realização de escoltas programadas de transferências.






Presos se recusam a deixar banho de sol e queimam colchões em Betim

Secretaria classificou situação como “ato de indisciplina” dentro de Ceresp.
Confusão teria começado após boato sobre mudanças em regras internas.

Do G1 MG

Detentos do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, se recusaram a encerrar o banho de sol na manhã desta segunda-feira (3) e queimaram colchões dentro da unidade. A confusão começou por volta das 11h e foi classificada pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) como “um ato de indisciplina”.

Presos se recusam a deixar banho de sol e queimam colchões em Betim. (Foto: Reprodução/TV Globo)Presos se recusam a deixar banho de sol e queimam colchões em Betim. (Foto: Reprodução/TV Globo)
Segundo a secretaria, eles protestaram depois de um boato sobre mudança nas regras de visitação no Ceresp, mas a direção conseguiu esclarecer que nada seria alterado e os detentos se acalmaram.

A manifestação ocorreu simultaneamente no pátio – onde parte dos detentos tomava o banho de sol – e nas celas. Às 13h20, o tumulto já havia sido contido, conforme informou a assessoria de imprensa da Seds. O fogo foi controlado por agentes penitenciários. Até o horário de publicação desta reportagem, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário