sexta-feira, 1 de julho de 2011

Defesa Social inaugura Núcleo de Assistência às Famílias

PDF Imprimir E-mail
naf4.jpgOs familiares dos detentos do sistema prisional mineiro ganharam, nesta quinta-feira (30), um núcleo de atendimento, serviços e informações, que funcionará na Avenida Amazonas, 265, no Centro de Belo Horizonte. Denominado como Núcleo de Assistência às Famílias (NAF), o espaço foi inaugurado na manhã de hoje, com a presença do secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada; do subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade Oliveira e de autoridades do Poder Judiciário e da Polícia Civil.
O NAF funcionará de segunda a sexta-feira, fornecendo gratuitamente e com agilidade serviços relacionados ao sistema prisional e informações gerais, garantindo mais conforto no atendimento aos parentes de presos. As atividades terão início no dia 4 de julho, sendo o primeiro espaço criado com este objetivo específico em Minas Gerais.
No Núcleo, os familiares poderão fazer credenciamentos e agendamentos para visita social e íntima a presos, solicitar o auxílio-reclusão e também o atestado carcerário, documento onde constam informações sobre a conduta do detento e que é exigido para o pedido de saída provisória ou progressão de regime.
Assistência
naf5.jpgEm seu pronunciamento, o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, classificou o Núcleo de Atendimento às Famílias como mais um importante investimento feito na humanização do atendimento aos familiares dos presos. “Trata-se de mais um grande passo para o avanço da qualidade do sistema prisional”, destacou.
A equipe do NAF é composta de uma diretora, uma psicóloga, uma assistente social, quatro atendentes, quatro estagiárias de Serviço Social e duas recepcionistas. O atendimento não se restringirá a assuntos relacionados diretamente à área prisional. A equipe está capacitada e treinada para prestar uma assistência integral à família dos detentos, incluindo a orientação e encaminhamento para postos de Unidade de Atendimento Integrado (UAI), de Saúde ou da Defensoria Pública.

De acordo com Emanuelle Quintana, diretora do NAF, as atividades terão início com o atendimento aos parentes de detentos da Penitenciária Nelson Hungria, de Contagem. Posteriormente será estendido para a Penitenciária Feminina Estevão Pinto e Ceresp Centro-Sul, de BH, e às unidades de São Joaquim de Bicas. “Já temos a intenção de ampliar em breve o espaço de atendimento, pois nossa meta é atender todas as unidades prisionais da Região Metropolitana”, antecipa a diretora.
Melhorias
O Núcleo de Assistência às Famílias visa reduzir, gradativamente, o número de pessoas na porta de unidades prisionais, proporcionando mais conforto para esposas, maridos, filhos e demais parentes que buscam informações e acesso a diferentes serviços. Além do atendimento na própria sede do NAF, das 9h às 17h, será disponibilizado também um serviço de atendimento pelo e-mail naf@defesasocial.mg.gov.br .
A localização do NAF, que funcionará em um prédio próximo à Rodoviária e à Estação Central do Metrô, é outro fator benéfico para os parentes de detentos, pois há inúmeras linhas de ônibus que levam ao local. As senhas para atendimento serão distribuídas de acordo com critérios de prioridade e por tipo de solicitação.
naf1.jpg
 
Crédito foto: Carlos Alberto - SecomMG
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário