quarta-feira, 25 de setembro de 2013

25/09/2013:A importância da criação da Polícia Penal.


Nos próximos dias, estará em votação, na Câmara Federal, a PEC 308/04, de autoria do deputado Neuton Lima (PTB/SP),  que trata da criação da Polícia Penal. Caso seja aprovada, finalmente os agentes penitenciários serão reconhecidos como categoria pertencente da Segurança Pública, previstas no Art 144 da Constituição Federal. Com isso os agentes ganham o reconhecimento e a legitimidade para exercerem sua função, inclusive, com o mesmo poder da Polícia. O texto da PEC 308/04 estabelece a criação da polícia penitenciária federal e estadual.
O Brasil possui uma das leis de execuções penais mais modernas que existe, porém ainda assim o sistema prisional do nosso País é um dos mais caóticos do mundo.  A PEC 308/04 vai melhorar não somente o sistema prisional, mas também a segurança pública, pois ao constituir a Polícia Penal iremos trazer milhares de militares à disposição da sociedade para poder fazer o trabalho preventivo nas ruas das cidades brasileiras.
A diretriz da PEC 308/04 foi a mais votada na 1ª Conferência nacional sobre segurança pública, com a participação de 80% dos municípios e 100% dos estados. Com a aprovação da PEC, os agentes penitenciários poderão enfrentar os presos da mesma forma que os policiais, o que atualmente não acontece. De acordo com um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho desenvolvido pelos agentes penitenciários  é o segundo mais estressante do mundo.
Segundo a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), atualmente o sistema prisional do Brasil, em cada Estado funciona de uma forma diferente; em alguns estados a polícia carcerária pertence à Polícia Militar, em outros lugares à Polícia Civil ou à Secretaria de Segurança Pública. A PEC cria uma categoria padronizada a nível nacional a exemplo do que acontece com as Polícias Militar e Civil, ou seja, cria normas e órgão responsáveis pela Polícia Penal.  
Quem é contra a aprovação geralmente alega que o Sistema Penitenciário não se mistura com o Sistema Policial, porém é sabido que tanto agentes penitenciários quanto policiais lidam com bandidos de alta periculosidade, portanto necessitam de boas condições para exercer o trabalho. Existe tendência de surgimento de especificidades para atender determinadas peculiaridades. Felizmente alguns parlamentares reconhecem as deficiências do sistema penal e concordam com a aprovação da PEC 308/04.
Para nós, agentes penitenciários brasileiros, o início da reestruturação do sistema prisional deve acontecer com a valorização dos profissionais que atuam no setor, assim como a instituição de um modelo que possibilite a ressocialização dos apenados. A criação da Polícia Penal visa a melhoria da eficiência e da qualidade do sistema prisional. Assim, atividades como guarda e escoltas de presos para audiências judiciais serão exercidas pelos agentes penitenciários de forma estruturada, com armamento, treinamento e, principalmente, de forma legitimada pelo Poder Público, afinal estaremos inseridos institucionalmente como categoria de Segurança Pública.
Por:Valdemiro Barbosa - Presidente do sindasp-ce.

Defesa Social amplia ações educativas da Lei Seca em escolas e empresas


PDFImprimirE-mail
mini_img_4686.jpgA equipe educativa da campanha “Sou pela Vida, Dirijo sem Bebida”, voltada para o cumprimento da Lei Seca, começou nesta terça-feira (24.09) uma abordagem diferenciada para conscientizar motoristas dos riscos da mistura perigosa álcool e volante. A partir de agora, serão realizadas palestras em empresas e escolas sobre a nova legislação, riscos aos quais o condutor se expõe ao dirigir embriagado, verdades e mitos sobre o teste do bafômetro, entre outros assuntos. A intenção é criar uma nova rede de prevenção e educação para o trânsito que poderá mudar comportamentos e diminuir os acidentes de trânsito.
Nesta terça-feira, cerca de cem funcionários da Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel), localizada na Rua Espírito Santo, no Centro de Belo Horizonte, receberam a equipe da campanha Sou pela Vida. Além das palestras, os funcionários também foram convidados a fazer um simulado do teste do bafômetro.
Durante a palestra foram abordados assuntos como o cenário de Minas Gerais em relação aosmini_img_4727.jpgacidentes com vítimas fatais, as ações que estão desenvolvidas para educação no trânsito, o perigo da condução de um veículo automotor sob a influência do álcool, as formas de abordagens das operações de blitze e as penalidades impostas para o motorista que insiste em infringir a lei e dirigir embriagado. Materiais educativos como folders e etilômetros descartáveis também foram distribuídos aos participantes.
“O que nós desejamos é que as pessoas tenham consciência dos seus atos e não dirijam após o consumo de bebida alcoólica, independente da quantidade. Por isso, pedimos a todos que venham participar conosco dessa responsabilidade social”, destacou o subsecretário de Integração de Defesa Social, Daniel Malard.
O Gerente Regional da Embratel, José Roberto Serenini, destacou que a ação dentro das empresas é importante porque, além de ser um apoio fundamental para a campanha, também permite a todos os funcionários terem consciência dos seus atos e, acima de tudo, tornarem-se multiplicadores da ação preventiva para as suas famílias, protegendo vidas.
Agendamento de visitas
mini_img_4691.jpgO cronograma das próximas visitas ainda está sendo definido, mas as empresas que tiverem interesse de receber a equipe do Sou Pela Vida podem entrar em contato com o Núcleo de Trânsito da Seds pelo telefone (31) 3915-5492 ou 3915-5492, no horário de 9h às 18 horas.
 A caravana do Sou Pela Vida. Dirijo sem Bebida é coordenada pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e conta com a participação da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Transito (BPTRAN), do Departamento de Trânsito da Polícia Civil (Detran), do Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal e a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans).

Crédito fotos: Marcilene Neves/Ascom Seds

Homem finge ser policial e controla trânsito de BH para impressionar namorada Texto:


Agente penitenciário é alvo de tiros dados por ex da enteada em Ribeirão


24/09/2013 11h59 - Atualizado em 24/09/2013 11h59

Jovem fugiu pelos fundos da casa e disparou duas vezes contra a vítima.

Segundo o agente, o rapaz havia feito ameaças contra a garota à tarde.

Do G1 Ribeirão e Franca
Comente agora
Um agente penitenciário de 35 anos foi alvo de dois tiros disparados pelo ex-namorado da enteada, na noite de segunda-feira (23), no bairro Vila Virgínia, zona oeste de Ribeirão Preto (SP). Segundo a Polícia Militar, a vítima havia ido até a casa do suspeito, de 26 anos, com a ex-companheira dele para que eles pudessem conversar após um desentendimento. O rapaz fez os disparos pelos fundos da residência e fugiu. O agente, que estava armado, revidou o ataque, dando um tiro para o alto. Ninguém ficou ferido.
O agente informou à polícia que chegou em casa à noite e que foi informado por sua mulher de que o ex-namorado da enteada havia ido ao local durante a tarde e jogado um tijolo contra a janela do imóvel e fez ameaças contra a jovem.
Segundo relatou à PM, o agente acompanhado da enteada foi até a casa do rapaz para que eles pudessem conversar. De acordo com a polícia, o casal briga constantemente. Ao chegarem à residência na Vila Virginia, o agente afirmou que ficou do lado de fora enquanto a jovem entrou para encontrar o ex e os pais dele.
Durante a conversa, segundo o agente relatou à PM, o rapaz saiu pela porta dos fundos da residência e, com um amigo, disparou duas vezes contra o agente que estava na frente da casa. Os tiros não atingiram o alvo. Para revidar, o agente que estava armado disse que fez um disparo para o alto. Os dois rapazes fugiram e a vítima chamou a polícia.
O agente entregou a arma para os policiais, e afirmou que disparou contra o rapaz em legítima defesa. A arma foi apreendida.
Até o momento, segundo a polícia, o suspeito não foi localizado. O caso será investigado.

sábado, 21 de setembro de 2013

SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL ENGAVETA A LEI ORGÂNICA DO SISTEMA PRISIONAL A MANDO DA DAMA DE FERRO


Henrique Corleone publicou em CONCURSO AGENTE PENITENCIÁRIO MG 2012.
Existe na Secretaria, segundo o Texto abaixo, alguém que está nos fazendo de bobo para conseguir manter o cabide de empregos e favorecer parentes e amigos. Isto é uma tragédia, um fato que agride os nossos interesses. Segue o texto abaixo publicado pelo sindicato.
-
-
SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL ENGAVETA A LEI ORGÂNICA DO SISTEMA PRISIONAL A MANDO DA DAMA DE FERRO

Como é sabido, assim como no Reino Unido, a Chefe de Gabinete da SEDS é a “Margaret Thatcher” da pasta, que por sua vez, manda e desmanda no Sistema Prisional: dita normas, corta recursos, atemoriza subsecretário e superintendentes, e o que pior, ainda corta cabeças.

Pois bem, a “Dama de Ferro”, engavetou também a nossa Lei Orgânica. E como se não bastasse a sua intervenção perniciosa nas ações que não lhe dizem respeito, a mesma e seus cupinchas, querem a todo custo inviabilizar a construção desse novo marco legal do Sistema Prisional Mineiro.

E aí perguntamos: quais são as reais intenções da nobreza? É evidente que o desígnio preeminente é a manutenção do monopólio da casta condescendente, em sua maioria refugos de outras pastas –, os chamados “come quietos”, conhecidos de longa data, ambos amigos da rainha, daí tanta repugnância aos guardiães dos cárceres, ao ponto de obstar o triunfo final da classe.

É notória a intenção maliciosa de procastinar o nosso pleito maior.

Fica aqui um recado para a rainha: “O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante do idiota que quer bancar o inteligente"

E mais: "Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado"

Em suma, o recado está dado !!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Medida Provisória do porte de arma já está no Gabinete da Exma Sra Presidenta



Data limite para sanção presidencial 09.10.2013 

Fonte: http://www.relacoesinstitucionais.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/assuntos_parl/projetos-de-lei-em-fase-de-sancao

Presos têm visita suspensa após apreensões em Presídio de Oliveira-MG


PARABÉNS AOS DIRETORES E FUNCIONÁRIOS DO PRESIDIO.

 
Agentes recolheram celulares, peças de carregadores e pedaços de serras.

Do G1 Centro-Oeste de Minas

Celulares e carregadores foram recolhidos (Foto: Seds/Divulgação ) 
Celulares e carregadores foram recolhidos
(Foto: Seds/Divulgação )
Agentes penitenciários fizeram uma vistoria no presídio da cidade de Oliveira nesta quarta-feira (18). A ação de rotina realizada das 17h as 23h foi baseada em um trabalho do setor de inteligência do Sistema Prisional.
Segundo informações da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) o presídio foi assumido pelo órgão há poucos meses. Após a ação foi necessário suspender preventivamente as visitas do fim de semana aos detentos.
Participaram da ação de revista cerca de 25 homens que recolheram 17 celulares, três pedaços de serra, várias peças de carregadores e uma pequena porção de substância semelhante à maconha. O material apreendido será periciado, segundo informação da Seds.
Segundo a direção da unidade alguns presos resistiram à revista, mas a situação foi rapidamente controlada. A unidade tem capacidade para 114 presos e atualmente está com 250.
Nesta quinta-feira (19) dez detentos foram transferidos da unidade prisional de Oliveira para outras cidades da região devido à indisciplina.
 Ha 4 dias atrás uma sacola foi encontrada pelos Diretores durante uma ronda,ao redor da unidade havia 5 celulares,3 serras e aproximadamente meio kg substância semelhante à maconha,30 gramas de substancia semelhante a cocaína.A unidade se encontra com um efetivo muito baixo no quadro de funcionários e a unidade prisional não possui muros somente alambrados,com isso ha uma grande facilidade de pessoas arremessaram matérias proibidos para os detentos.A policia já tem informações dos suspeitos que estão foragidos. 

fonte G 1

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Justiça proíbe uso de armas não letais pela Guarda Municipal do Rio

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro não poderá mais usar armas de choque, sprays de pimenta ou cassetetes em ações de repressão


Armas de choque, sprays de pimenta e cassetetes não poderão ser usados em ações de repressão

Triângulo terá novo Centro Socioeducativo, Lei Seca reforçada e Aisp Rural


PDFImprimirE-mail
uberlandia.jpgA cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, recebeu nesta quarta-feira (18.09), uma reunião especial do Comitê de Monitoramento de Crimes Violentos. A secretária de Estado de Defesa Social, Cássia Gontijo, o chefe do Estado Maior da Polícia Militar, Cel. Divino Pereira Brito e a chefe adjunta de Polícia Civil, delegada geral Maria de Lourdes Camilli, se reuniram com representantes do Ministério Público, Judiciário, Defensoria e Executivo Municipal para discussões in loco dos problemas e proposição de investimentos e de novas ações de combate à violência de curto e médio prazo para toda a região.
Foi anunciada a criação um novo Centro Socioeducativo, voltado para a internação de adolescentes em conflito com a lei, na cidade de Tupaciguara. De acordo com a secretária adjunta, Cássia Gontijo, o imóvel onde funcionará o centro já foi localizado e está sendo ampliado e adaptado para seguir todas as regras do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Serão disponibilizadas 40 vagas para atendimento da região.
O chefe do Estado Maior, Divino Pereira Brito, também adiantou que a Base Móvel, as duas motocicletas e os bafômetros adquiridos pelo Estado para a realização da “Campanha Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida” (Lei Seca) chegarão a Uberlândia em outubro. A partir desta data, Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros realizarão ações integradas de prevenção de acidentes causados por uso de álcool de forma repressiva e educativa. A intenção é que as blitze cheguem a acontecer diariamente. “É preciso atenção especial do trânsito. Há um custo social elevado com estas mortes e grandes perdas emocionais”, destacou.
Já a chefe adjunta de Polícia Civil, Maria de Lurdes Camilli ressaltou que os projetos executivos de construção da nova delegacia regional e do Posto de Perícia Integrado (PPI), que somam mais de R$ 5 milhões de investimentos do Governo de Minas, serão entregues em outubro. A partir desta data, são aproximadamente 12 meses de obra. “Acreditamos que estes dois investimentos trarão um salto na qualidade do trabalho e do atendimento da Polícia Civil em Uberlândia e região. Com a construção do PPI, por exemplo, vários laudos de perícia que hoje precisam ir para Belo Horizonte poderão ser feitos aqui. Isso vai refletir no inquérito policial e na sensação de segurança.”
Aisp Rural
A secretária Cássia Gontijo afirmou que a criação de uma Área Integrada de Segurança Pública Rural (Aisp Rural), em Uberlândia, está com as tratativas avançadas. A Aisp Rural é uma antiga reivindicação do setor e tem como objetivo melhorar os serviços de defesa social, de forma integrada pelas policias Militar e Civil, na zona rural da cidade, aumentando também a sensação de segurança entre os moradores e produtores rurais.

Crédito foto: Divulgação Seds

Operação Impacto prende mais de cem pessoas e apreende 30 máquinas caça-níqueis


PDFImprimirE-mail
impacto_4.jpgCento e treze pessoas já foram presas, até às 18 horas desta terça-feira (17.09), durante a quinta edição da Operação Impacto. Realizada em 14 regiões do Estado, a ação tem como foco a repressão qualificada aos infratores envolvidos na prática de tráfico de drogas e outros crimes. O objetivo é cumprir mandados de prisão, busca e apreensão expedidos pela Justiça.
Iniciada nesta madrugada, a operação também já apreendeu 30 máquinas caça-níqueis, 30 pássaros, 18 armas de fogo, um simulacro de pistola, 14 munições, 12 celulares e nove Ipods, além de uma balança de precisão, 858 gramas e 58 pedras de crack, cinco tabletes, 94 buchas e 2,5 kg de maconha e 91 dolas e 74 gramas de cocaína.
Somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte, participam, além da capital, os municípios de Betim, Contagem, Ribeirão das Neves, Vespasiano, Sabará, Nova Lima e Santa Luzia. As outras cidades que integram a ação são Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Nova Serrana, Ouro Preto, Pitangui, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia.
Realizada pela primeira vez em abril deste ano, a Operação Impacto é fruto de um trabalho integrado entre a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), a Polícia Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, o Ministério Público e o Poder Judiciário.
Presença
A secretária Adjunta de Estado de Defesa Social, Cássia Gontijo, esteve em Uberaba, no Triângulo Mineiro, na tarde desta terça-feira (17.09), acompanhando as abordagens em um dos pontos da Operação Impacto no município, a Avenida Leopoldina de Oliveira. Somente a cidade contou com um efetivo de 116 policiais e militares e 18 viaturas durante a ação. Dez pessoas foram presas. Oitocentos gramas de crack  e três armas de fogo estão entre as apreensões.

Governador de Mato Grosso sanciona lei que autoriza porte de armas para agentes penitenciários



Governador de Mato Grosso sanciona lei que autoriza porte de armas para agentes penitenciários

Depois de duas greves que pararam o sistema penitenciário de Mato Grosso, o governo do estado publicou no Diário Oficial, que circula nesta terça-feira (17), a Lei Complementar (LC) de número 507, que altera LC 389/2010 e atende parte da pauta de reivindicação da categoria. Dentre as mudanças está o porte de arma durante e fora do expediente, acréscimo de mais dois níveis para cargos de carreira e reaproveitamento do tempo de serviço de outros órgãos públicos.
Com a nova lei, os agentes terão que ser submetidos a um curso de capacitação que tem a duração de dez dias, e, assim conseguir emitir a carteira funcional com porte de armas. Para o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso, João Batista, a publicação é um avanço no sistema penitenciário do Estado.

Agentes atiram em homem que entrou armado com um machado dentro de políclinica



Agentes penitenciários matam carroceiro dentro da policlínica de Araçuai

 http://www.gazetadearacuai.com.br/
Um homem de 48 anos foi baleado na tarde desta quarta-feira (18) no pátio da Policlínica Municipal de Araçuai (MG) no Vale do Jequitinhonha. Ele faleceu horas depois de dar entrada no hospital São Vicente de Paulo.
  Segundo a Polícia Militar, o carroceiro Manoelito Pereira dos Santos, 48 anos, residente na rua Dom Serafim, no bairro Santa Teresa, foi baleado no peito e região das virilhas,  por dois agentes penitenciários do presídio da cidade. Eles escoltavam quatro presos que realizavam atendimento no local.
 Familiares do carroceiro informaram que ele fazia tratamento de epilepsia e há dois dias havia sido medicado no hospital São Vicente,  após uma crise. 
 Funcionários da policlínica contaram que tudo foi muito rápido.  Segundo eles, Manoelito Pereira chegou à Policlínica por volta das 13:30hs,  armado com um machado . Ele aproveitou que a porta da farmácia estava aberta e ameaçou a farmacêutica e a atendente que faziam distribuição de remédios.  
“ Ele começou a gritar: vocês vão me dar ou não !, sem explicar o que queria”, contou uma funcionária. 
 "A farmacêutica Betânia Borges conseguiu escapar para o pátio mas foi seguida pelo carroceiro", disse ela.
  “ Foi um grande tumulto. Muitos pacientes que esperavam na fila de consulta, começaram a passar mal. Houve correria e muita gritaria já que no horário deveria ter pelo menos 150 pessoas aguardando atendimento. Nisso escutamos três ou quatro tiros”, disse a atendente de enfermagem, Mara Santos Neiva, 55 anos.
  “ Pensei que era uma rebelião com tentativa de resgate dos presos”, afirmou Felipe Magalhães, de 24 anos que estava no local na hora da confusão.
  Após ser baleado, a Polícia Militar foi acionada para dar socorro ao carroceiro que foi levado para o hospital local por volta das 14 horas. Ele faleceu cerca de duas horas depois.
  A delegada da Polícia Civil Ana Paula Balbino foi chamada ao hospital. Ela declarou que ainda não tinha detalhes dos fatos e que vai aguardar o Boletim de Ocorrência para decidir que medidas serão tomadas.
  O diretor do presídio Edmar Cassemiro não quis dar declarações sobre o fato. Ele acompanhou os dois agentes até o quartel da Polícia Militar, onde foi lavrado Boletim de Ocorrência. Um deles foi identificado apenas como agente Nascimento . O outro não estava com a identificação no uniforme. Eles não quiseram falar com a  reportagem.
 A irmã do carroceiro, Laurinda Pereira, de 60 anos, contou que seu irmão era solteiro e morava com a mãe que é aposentada.  Ela informou que Manoelito saiu de casa  após o almoço, para apanhar lenha com sua carroça . Ela disse também  que desde segunda-feira ele estava bastante agressivo, andando de um lado para o outro. “ Ele tomava remédios controlados e fazia uso de bebida alcoólica” revelou a mulher.

   “ Se não fossem estes agentes de segurança poderia ter ocorrido uma tragédia aqui dentro da Policlínica já que aqui não existe nenhuma segurança”, admitiu a auxiliar de enfermagem, Terezinha de Fátima Alves, 58 anos.
 A atendente da farmácia básica, Jaqueline Moreira Lopes, e a farmacêutica Betânia Borges, que foram ameaçadas pelo carroceiro,   estão em estado de choque e não foram localizadas  para comentar o assunto.
 Funcionários da Políclinica disseram que um paciente fez imagens pelo celular de todo o tumulto.

Sérgio Vasconcelos
Repórter

Notícias sobre novo concurso para ASP-MG e convocação de excedentes do concurso em andamento


Notícias sobre novo concurso para ASP-MG e convocação de excedentes do concurso em andamento


     NO DIA 10/09/2013, ACONTECEU UMA REUNIÃO NA SEPLAG ONDE ADEILTON DE SOUZA ROCHA, PRESIDENTE DO SINDASPMG, A SENHORA FERNANDA NEVES SUBSECRETÁRIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO, DOUTOR MURÍLO ANDRADE SUBSECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO PRISIONAL E A SENHORA JANAISSA SUPERINTENDENTE DE RECURSOS HUMANOS DA SEDS.
ONDE FORAM DISCUTIDAS E ACORDADAS A CONVOCAÇÃO DE TODOS EXCEDENTES DO CONCURSO DE 2012, E A PUBLICAÇÃO DO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO DE 2013.
   SEGUE A FALA DA SENHORA FERNANDA NEVES SUBSECRETÁRIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO: _ “CONCURSO 2012 CURSO DE FORMAÇÃO A SEPLAG ESTA ALOCANDO TODOS OS RECURSOS NECESSÁRIOS CONFORME DEMANDA DA SUAPI EM PARCERIA COM A SEDS”.
   CONVOCAÇÃO DOS EXCEDENTES: HÁ QUE SE FALAR EM EXCEDENTES NO CONCURSO SOMENTE APÓS O TÉRMINO DOS RECURSOS DA QUINTA ETAPA.
   DEPOIS DESTA ETAPA HAVENDO EXCEDENTES E DE ACORDO COM DEMANDA DA SEDS, SERÃO CONVOCADOS TODOS QUANTOS POSSIVEIS UMA VEZ QUE ESTA É UMA LUTA ANTIGA JÁ NO SINDICATO E TAMBÉM EM RAZÃO DOS TERMOS DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA ASSINADOS COM O MINISTÉRIO PÚBLICO, QUE DETERMINA QUE CADA EFETIVO NOMEADO UM CONTRATADO É DESLIGADO.
   PUBLICAÇÃO DO EDITAL DE 2013, CONFORME RESPOSTA DE E-MAIL ANEXO A DATA SERÁ 31/10/2013 COM VAGAS PARA AGENTE PENITENCIÁRIO, SOCIOEDUCATIVO E PARA ASSISTENTES E ANALISTAS EXECUTIVOS DE DEFESA SOCIAL (EDITAIS POR CATEGORIA).
CONFORME DADOS DA SEPLAG SERÃO OFERECIDAS 3535 VAGAS PARA AGENTE DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIA.
  ---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Helga Beatriz Gonçalves de Almeida (SEPLAG) .gov.br>
Data: 17 de setembro de 2013 14:58
Assunto: Previsão de Publicação de Edital
Para: "contato@sindaspmg.org.br" 
Cc: "Fernanda de Siqueira Neves (SEPLAG)" g.gov.br>, "Murilo Andrade de Oliveira (SEDS)" mg.gov.br>

Prezado Adeilton,
Como combinamos, em reunião realizada no dia 10/09/2013, segue arquivo contendo a data prevista de publicação do Edital para Concurso Público de Agente de Segurança Penitenciário e Socioeducativo, bem com para Analista e Assistente Executivo de Defesa Social.

Atenciosamente,

Helga Beatriz Gonçalves de Almeida
Assessora-chefe de Relações Sindicais
Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão
helga.almeida@planejamento.mg.gov.br

AGENTE DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIO E SOCIOEDUCATIVO
Descrição Previsto
Início Término
Publicidade do Edital 31/10/13 31/10/2013

SEDS - ANALISTA E ASSISTENTE EXECUTIVO DE DEFESA SOCIAL
Descrição Previsto
Início Término
Publicidade do Edital 31/10/13 31/10/2013
FONTE: BLOG DO CORLEONE

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Força tarefa na redução de crimes nas divisas


PDFImprimirE-mail
Representantes da segurança pública de Minas Gerais, São Paulo e Goiás se reuniram nestadivisas_seguras_2_-_risp_5.jpg terça-feira (17.09) em Uberaba, no Triângulo Mineiro, para definir e reforçar estratégias de combate à criminalidade nas áreas de divisas dos estados. Mais de 50 policiais federais, militares e civis, além de membros do Ministério Público dos três estados avaliaram os resultados das operações “Divisas Seguras” e propuseram novos trabalhos integrados, principalmente de inteligência, para contenção da violência nestas regiões. A Operação Divisas Seguras, realizada desde março de forma integrada por Minas, São Paulo e Goiás, fiscaliza cerca de cem pontos simultâneos todos os meses e já levou a prisão de quase 300 pessoas.
O foco do trabalho do grupo Divisas Seguras está na repressão qualificada da circulação de artefatos que possam levar à explosão de caixas eletrônicos, roubos de carga e inibição do tráfico de drogas e armas. “Percebemos que os trabalhos desenvolvidos têm tido êxito e por isso estamos aqui para nos qualificar ainda mais. Somente na última operação, realizada em 22 de agosto, por exemplo, apreendemos mais de 300 quilos de explosivos e quase 900 quilos de drogas,” destacou a secretária adjunta de Defesa Social de Minas, Cássia Gontijo.
divisas_seguras_-_risp_5.jpgAlém da realização de operações policiais conjuntas, o grupo realiza investigações, troca de informações de inteligência e definição de alvos de forma integrada. Nesta terça-feira, foi definida a criação de um Grupo de Inteligência. “Criamos metodologia e principalmente, um planejamento estratégico diferenciado para enfrentar os crimes mais comuns nas divisas”, ressaltou a chefe adjunta de Polícia Civil, Maria de Lurdes Camilli. O chefe do Estado Maior da Polícia Militar de Minas, cel. Divino Pereira Brito, também salientou a importância das ações, que devem contribuir para a queda da criminalidade do Estado e principalmente, de cidades do Triângulo, como Uberaba e Uberlândia.
Mais integração, mais resultados
Representante da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o coronel José Roberto Malaspina, ressaltou a importância do grupo Divisas Seguras para a contenção da criminalidade nas áreas limítrofes dos Estados. “Temos muitos indivíduos comuns, que atuam nos três Estados e usam das divisas para dificultar o trabalho policial. Quanto mais integrados estivermos, mais resultados serão obtidos.”
Já o comandante do Comando Regional de Polícia Militar de Goiás, coronel Márcio Gonçalvez de Queiróz, lembrou das características das áreas de divisas e seus desafios. “Temos uma extensa malha viária e grande circulação de veículos nesta região. Acreditamos que as ações de integração de Goiás com Minas facilitarão o enfrentamento a estes crimes”, disse.
Ampliação
Na reunião do grupo Divisas Seguras, a secretária adjunta de Defesa Social de Minas, Cássia Gontijo, falou da intenção de ampliar os trabalhos já realizados com São Paulo e Goiás, firmando parcerias com estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A Operação Divisas Seguras teve início em março deste ano e ocorre, mensalmente,  de forma integrada entre a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), as polícias Militar e Civil de Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, o Ministério Público de Minas Gerais, as Receitas Estadual e Federal e a Polícia Rodoviária Federal, além dos Estados de São Paulo e Goiás. Desde o início das operações, mais de 40 mil pessoas já foram abordada