A nomeação dos primeiros agentes penitenciários aprovados no último concurso, em 2012, da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), começa nesta quarta-feira (27). Segundo a Seds, a nomeação ocorrerá durante uma solenidade em que 210 profissionais serão empossados para trabalho em unidades prisionais das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs) de Belo Horizonte, Contagem e Vespasiano.
 
A Secretaria informou que o concurso foi homologado em 4 de julho deste ano e que a previsão é que os 5.782 candidatos aprovados sejam nomeados até fevereiro de 2015. 
“A nomeação será gradativa em razão da finalização dos exames médicos de parte dos aprovados, assim como por avaliações de segurança. Como em várias unidades há substituição de contratados por concursados, há necessidade de adaptação dos novos profissionais”, afirmou a Seds, em nota. 
 
Protesto
Em 29 de julho, cerca de 100 aprovados no concurso público para agentes penitenciários em todo o Estado, mas que ainda não foram foram convocados, fizeram um protesto na Praça 7, no Centro de Belo Horizonte.
 
Na ocasião, os manifestantes alegaram que prestaram o concurso em 2012 e já passaram por seis etapas. Contudo, ainda não haviam sido efetivados. 
 
A Seds informou que o concurso para agentes penitenciários começou em 2012 e contou com seis etapas, previstas em edital:  1-prova objetiva de múltipla escolha e redação; 2-prova de condicionamento físico; 3- exames psicológicos; 4- comprovação de idoneidade e conduta ilibada; 5-exames médicos; 6- curso de formação técnico-profissional.
 
Como previsto no item 1.8 do edital, o concurso tem validade de um ano, a contar da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração, sendo este o motivo dos profissionais ainda não terem sido efetivados.