(24/12/2014) Representantes do SINDASP-MG, o Superintendente de Segurança Prisional, Reginaldo Santos Soares, o Deputado eleito, Marcio Santiago, diretores de unidades prisionais e demais membros da categoria, se reuniram na manhã da última terça-feira (23) a fim discutir e sugerir nomes que serão indicados para ocupar a cadeira da nova Subsecretaria de Administração Prisional (SUAP).
Com cerca de 70 pessoas, a reunião foi iniciada pelo presidente do SINDASP-MG, Adeilton de Souza Rocha, que falou sobre a importância de sugerir alguém com experiência e perfil técnico e político para assumir uma função desta relevância: “Não podemos ser subjetivos, escolher por questões ou afinidades pessoais”, completa.
Além disso, Adeilton destacou os desafios que serão enfrentados pelo próximo governo como a escassez de recurso, superlotação nas unidades, déficit de agentes penitenciários, assédio moral, más condições de trabalho, dentre outros.
Dando continuidade ao encontro, Adeilton passou a palavra ao Deputado. Márcio Santiago lembrou que a escolha é uma prerrogativa do Governador e do Secretário de Defesa Social e que os nomes escolhidos naquele momento seriam encaminhados apenas como sugestão. Caso o Governo escolha um nome não indicado pela categoria, a cobrança poderá ser ainda maior.
Em seguida abriu-se espaço para as indicações dos nomes a serem votados. Na ocasião, candidataram-se os agentes penitenciários Matola e Zuley. Além destes, foram indicados os nomes do atual Superintendente, Reginaldo Santos, do atual Subsecretário, Samuel Marcelino, e do ex-superintendente, Hamilton Mitre.
Após a apresentação dos nomes, foram abertas as votações. O resultado foi divulgado pelo Diretor Estadual do SINDASP-MG, Everaldo Márcio, e o nome mais votado foi Hamilton Mitre, com 25 votos. O nome sugerido será encaminhado pelo Sindicato e pelo Deputado Márcio Santiago para apreciação do Governador eleito e do novo Secretário de Defesa Social.