Estiveram presentes vários diretores da região metropolitana.
Cabo Júlio afirmou aos Diretores que foi dado a ele a missão de cuidar do Sistema Prisional pelo Governador Pimentel. Ele afirmou ainda que o Sistema foi a muito tempo esquecido e por isto é desorganizado, precisa de uma reformulação geral para voltar a funcionar de maneira eficiente.
Ele também enfatizou que o Servidor precisa ser valorizado, em face disto, haverá neste ano a aprovação da Lei Orgânica do Sistema Prisional e portanto ele gostaria de ouvir os Gestores para colher sugestões e também falar acerca de algumas novidades que ele está trazendo para o Sistema Prisional, como por exemplo o convênio com a empresa Taurus, entre outras coisas.
Cabo Júlio afirmou que os bons gestores precisam de respaldo e apoio em suas atividades e podem contar com seu apoio, devem trabalhar dentro da legalidade e valorizando o servidor, inclusive se colocou a disposição para intermediar junto ao Secretário Bernardo Santana resoluções que tratam de questões importantes como por exemplo a escolta do Diretor, pois hoje os Diretores que sofrem ameaça fazem jus ao uso de escoltas, porém a falta de regulamentação faz com que fiquem sujeitos a questionamentos, sendo assim, precisam sempre explicar a necessidade através de ocorrência policial, desta forma, eles hoje possuem esta garantia mas ela precisa ser regulamentada para que os Diretores que tiverem necessidade possam usufruir com segurança.
Outro detalhe de grande importância é que Cabo Júlio agradeceu aos militares e delegados de polícia pelo empenho mas disse que agora é o momento dos Diretores de carreira e portanto o objetivo é que todos os presídios sejam dirigidos por servidores de carreira, uma mudança que será concretizada ainda.
O Diretor Raimundo do presídio de Matozinhos levou uma petição com algumas propostas, entre elas a condução de Agente Penitenciário preso ser feita por Agentes Penitenciários da Sede ou comarca, discussão acerca da carga horária visando valorizar o servidor, discussão acerca da padronização do uniforme, onde fora defendido que o camuflado deveria ser definitivamente adotado por todos, valorização do cargo de diretor, entre outras questões.
Cabo Júlio leu atentamente e disse que irá trabalhar para que algumas coisas sejam agilizadas e repassou o contato para todos os diretores, disse que já vem conversando com o diretor Zuley e se colocou a disposição para quaisquer demandas.
No final, ele convidou todos os Diretores para fazerem parte da AMAF e disse que dia 30 haverá um churrasco e gostaria da presença de todos.
Participaram da reunião, Barbosa, Assessor da Suapi, Matola, Chefe de Gabinete, Júlio Costa, Presidente da AMAF e Henrique Corleone, Assessor do Dep. Cabo Júlio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário