sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Governo de Minas vai avaliar servidores pelo perfil de competências

Novo modelo de avaliação, alinhado com as estratégias do Estado e de seus órgãos e entidades, será adotado a partir de 2013 

Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) apresentou nesta quinta-feira (18) o novo modelo de avaliação de desempenho dos servidores do Governo de Minas que será adotado a partir do próximo ano. A avaliação será realizada com base no “Perfil de Competências Essenciais dos Servidores do Estado de Minas Gerais”, em substituição ao modelo tradicional de avaliação baseado em 11 critérios.

O novo modelo de avaliação de desempenho foi apresentado durante o 8º. Fórum de Planejamento e Gestão, realizado na Cidade Administrativa com a presença de gestores das áreas de Recursos Humanos; Planejamento, Gestão e Finanças; Assessorias de Gestão Estratégica e Inovação e chefias de Gabinete.

A avaliação dos servidores vai considerar como competências o comprometimento profissional; trabalho em equipe; o foco no cliente (interno e externo), com a identificação das necessidades e propostas de soluções; o foco nos resultados e a inovação, representada pela capacidade do profissional em buscar melhorias e aperfeiçoamento dos processos.

O mapeamento e a definição das competências estão alinhados com as estratégias do Governo de Minas e, também, dos órgãos e entidades. Um processo que envolveu diagnóstico dos mapeamentos realizados em 11 órgãos e entidades, oficinas com o Grupo de Trabalho Multidisciplinar e validação com as áreas de Recursos Humanos.

Foco nos resultados

A subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag, Fernanda Neves, ressaltou, na abertura do fórum, que o novo modelo tem foco na qualidade da avaliação, ao fornecer aos gestores uma ferramenta que irá contribuir para a melhoria do desempenho das equipes. Ao mesmo tempo, será útil, também, para o próprio servidor, na percepção do seu desenvolvimento profissional.
“O processo de avaliação terá um formato simplificado, com o intuito de facilitar sua compreensão e aplicação. Também que serão criadas peças de comunicação com o objetivo de capacitar e sensibilizar gestores e servidores quanto à nova ferramenta de avaliação, informando os objetivos, os benefícios e seu funcionamento”, afirmou.

O 8º. Fórum contou também com palestra de Eduardo Faro, com o tema  “Gestão de desempenho por competências: o que temos a ganhar?”.  Faro é mestre em Administração com ênfase em Recursos Humanos e Organização pela PUC de São Paulo. Para ele, o modelo de gestão por competências contribui para que as estratégias definidas pelas instituições e empresas sejam realmente efetivadas e alcancem os resultados esperados.

“Não basta ter metas, é preciso identificar as competências necessárias para que sejam alcançadas”, disse o especialista. Três fatores levam à melhoria de desempenho profissional, segundo Faro, que citou a autonomia, que abre espaço para a inovação; o desenvolvimento, ou crescimento profissional e o propósito, quando o profissional executa algo que para ele tem um significado.

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