terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Estado paga 2ª parcela do Prêmio por Produtividade a servidores



O Governo de Minas deposita hoje terça-feira (28), na conta de 397.381 funcionários públicos estaduais, a segunda parcela do Prêmio por Produtividade, relativo a 2010. Para o pagamento do prêmio, feito em duas parcelas, o governo destinou mais de R$ 507 milhões. O pagamento não é uniforme para todos os servidores. Os valores variam conforme a pontuação obtida pelas equipes no Acordo de Resultados. A média do pagamento corresponde a 85,3% do salário recebido pelo funcionário em dezembro de 2010. - www.jornalvarginhahoje.com.br

Sistema prisional dos EUA quer dar aos detentos o direito de usar iPod

Jamais seria redundante relembrar que no já distante 1958, Johnny Cash, ícone do country, fez uma apresentação na penitenciária de San Quentin, na Califórnia. Mais de cinco décadas depois do legendário espisódio, o sistema carcerário dos Estados Unidos está prestes a dar mais um exemplo de inclusão social e conceder a um seleto número de prisioneiros o direito de ouvir  música em um iPod.
A cúpula do sistema prisional norte-americana está desenvolvendo um projeto para permitir que uma porção da população carcerária use os tradicionais  tocadores de MP3. Segundo informação divulgada pelo órgão com o jornal USA Today, o programa já vem sendo aplicado em uma cadeia feminina em West Virginia e o resultado tem sido melhor que o esperado. Com esta medida,  passar 23 horas recluso em uma cela de dois metros por três ficou um pouco menos doloroso, e um pouco mais sintonizado com o mundo exterior. Mas o plano não inclui acesso à internet e a seleção de músicas é limitada a um milhão de faixas; devidamente selecionadas pela  “Associação Americana da Indústria Fonográfica”, a RIAA.
De acordo com o jornal o jornal San Francisco Chronicle, Matt Cate, o secretário do departamento correcional da Califórnia, demonstrou não entender como funestas qualquer possível regalia concedida aos detentos. “No fim das contas, eu gostaria de chegar ao ponto onde 95% de nossas prisões fossem lugares onde os condenados tivessem de tudo desde MP3, passando por XBoxes e TV a cabo. Eu não ligo, eles podem ter todas as facilidades possíveis, desde que eles sigam as regras… e nossos guardas estejam seguros”, disse.
 http://www.cifraclubnews.com.br/noticias/32616-sistema-prisional-dos-eua-quer-dar-aos-detentos-o-direito-de-usar-ipod.html
 


  15 presos tentam fuga em presídio

Os agentes penitenciários e a direção do Complexo Penal João Chaves, localizado no conjunto Santarém, Zona Norte de Natal, abortaram mais uma tentativa de fuga no fragilizado sistema penitenciário do Rio Grande do Norte. Quinze presos que cumprem pena na cela 5 do pavilhão masculino da unidade prisional tentaram escapar nesta quarta-feira de cinzas.
A movimentação aconteceu na surdina, durante a madrugada. Os agentes perceberam a ação no início da manhã. "Os detentos perfuraram um buraco na parede da cela, que dá acesso à área externa do complexo penal. Nossos agentes agiram de prontidão e impediram que o pior acontecesse. Conseguimos abortar a fuga", contou o diretor da unidade, Sidicley Barros. Mesmo frustrados em seu plano de escapar, os detentos não fizeram tumulto. "Nessa hora eles ficam bem quietinhos", ironizou Barros.

Fuga de CDPCaso conseguissem êxito na ação, seria a segunda fuga registrada em menos de 24 horas. Na terça-feira de Carnaval, vinte presos quebraram o teto de duas celas no Centro de Detenção Provisória (CDP) da Ribeira e conseguiram escapar durante o Desfile das Escolas de Samba na Avenida Duque de Caxias. Cinco deles já foram recapturados.
Nos últimos meses, também houve ocorrências de fuga no CDP Candelária e duas fugas na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta. Numa delas, a maior da história, 41 presos fugiram e, na outra, cinco. Até agora, a polícia recapturou 15 foragidos.
www.diariodenatal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário