sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Sul de Minas recebe investimentos em segurança pública


PDFImprimirE-mail
A Região Sul de Minas Gerais ganhará, no próximo ano, cinco novas unidades prisionais, um pocos_de_caldas_reuniao.jpgcentro socioeducativo, câmeras de videomonitoramento do projeto Olho Vivo e novas viaturas para as polícias Civil e Militar. O anúncio dos novos investimentos foi feito nesta quinta-feira (14.11), pelo secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, durante reunião das principais lideranças da segurança pública do Sul de Minas em Poços de Caldas.
O município de Passos receberá, em 2014, a primeira unidade para internação de adolescentes que cometeram atos infracionais do Sul de Minas Gerais. A demanda para a construção do centro havia sido feita à cúpula da segurança pública e os recursos já estão garantidos para a obra, que será feita por meio de reforma de um prédio existente na cidade, para adequação às normas do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Além de Passos, serão inauguradas novas unidades nos municípios de Ipatinga, Janaúba, Tupaciguara e Vespasiano.
“Acreditamos que a unidade de Passos vai ser muito importante para toda a Região e peço ao Ministério Público e à Justiça que sejamos muito criteriosos nos casos de internação, que deverá ser feita a partir de critérios objetivos, considerando, sobretudo, uma avaliação das polícias”, recomendou o Rômulo Ferraz. Para atender à demanda mais urgente da região, o secretário solicitou aos representantes locais que enviem uma listagem dos casos imprescindíveis de internação, para que sejam providenciadas vagas em outros centros socioeducativos já existentes.
Outra demanda que será atendida com os novos investimentos é a desativação ou assunção de cadeias públicas da região. De acordo com o subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira, a região Sul de Minas será contemplada com a construção de duas novas unidades prisionais, em Machado e Poços de Caldas, e com a ampliação de outras três, as de Itajubá, Alfenas e Lavras. No total, serão geradas cerca de 1.700 novas vagas na região, o que possibilitará a desativação de diversas cadeias públicas que ainda estão sob a gestão da Polícia Civil. “A Região Sul de Minas é a que, nesse momento, está sendo mais beneficiada pelos nossos projetos. Queremos resolver o problema da custódia de presos e, principalmente, da ressocialização”, falou o subsecretário.
O secretário Rômulo Ferraz ressaltou que no primeiro semestre desse ano foram realizadas 5.500 prisões a mais do que no mesmo período do ano passado, o que levou à necessidade de acelerar a realização das obras, que devem ser inauguradas no final do ano que vem.
Reforço policial
Entre os investimentos que auxiliarão diretamente o trabalho das polícias está a implantação do sistema de videomonitoramento do projeto Olho Vivo em mais de 20 municípios de todo o Estado, incluindo Passos, na região Sul de Minas Gerais. O investimento total no projeto é de aproximadamente R$50 milhões e a expectativa é que haja redução de 30 a 40% dos crimes violentos nas regiões onde for implantado. As câmeras deverão ser instaladas em Passos entre março e abril de 2014.
A 18ª Região Integrada de Segurança Pública também receberá, para a Polícia Militar, 93 novas viaturas e 55 servidores civis, sendo 26 destinados a Poços de Caldas. “Nos últimos anos o governo de Minas foi certamente o que mais investiu em segurança pública, mas agora a gente está vendo um volume muito alto em um tempo muito curto”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel PM Márcio Martins Sant´ana.
A Polícia Civil também receberá investimentos importantes, conforme relatou a chefe adjunta da corporação, delegada-geral Maria de Lurdes Camilli. Estão em andamento concursos para contratação de 121 médicos legistas e de peritos criminais, que atuarão em todo o Estado. Em janeiro também deve ter continuidade o processo de aquisição de viaturas. Neste ano a região Sul de Minas Gerais já recebeu 13 veículos e outros dois ainda chegarão. O secretário Rômulo Ferraz ressaltou que, neste ano, já foram entregues, em todo o estado, cerca de 800 viaturas entre Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Defesa Social, e esse número chegará a 3.300 até o final de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário