segunda-feira, 25 de abril de 2011

Wagner Ramos pede monitoramento em presídios e cadeias


A iniciativa do parlamentar aconteceu simultaneamente à entrada em funcionamento do site Geopresídios, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
Assessoria
O vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Wagner Ramos (PR), pediu ao governador Silval Barbosa (PMDB) e ao secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado, a criação de sistema de monitoramento por meio de áudio e vídeo, em tempo real, nos presídios e cadeias de Mato Grosso.
A iniciativa do parlamentar aconteceu simultaneamente à entrada em funcionamento do site Geopresídios, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). A ferramenta permite o acompanhamento de todas as situações em instituições prisionais brasileiras. Ele justificou seu pedido lembrando que os problemas de segurança são comuns em praticamente todo o sistema prisional do país.

“Com esse modelo de monitoramento, o Estado vai prevenir possíveis rebeliões e fugas e acompanhar em tempo real a movimentação dos reeducandos e o trabalho dos agentes. Esse controle vai gerar maior eficácia operacional e redução de custos na administração do sistema”, explicou Wagner Ramos.

No site Geopresídios, o internauta poderá conferir, em um mapa do Brasil, dados recolhidos por juízes em inspeções feitas em penitenciárias, cadeias, delegacias, hospitais de custódia e outras unidades do sistema carcerário brasileiro. Além das informações por estado, é possível serem acessados os dados de uma região específica ou de cada unidade prisional, individualmente.

O sistema também vai mostrar estatísticas sobre os presos e quantos deles estudam, as gestantes e o índice de unidades com estruturas para receber crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário