terça-feira, 19 de abril de 2011

Comitê Gestor de Trânsito realiza blitz para coibir combinação álcool e volante


PDF Imprimir E-mail

Policiais militares do Batalhão de Trânsito, Rotam e Academia Militar realizaram, na madrugada deste sábado, a quarta blitz experimental da Lei Seca mineira. A ação teve o objetivo de testar a infraestrutura que será usada no lançamento do projeto integrado de coibição da combinação álcool e volante, previsto para o início de maio, e ajustar variáveis das futuras blitze como efetivo e tempo de abordagem.
A blitz experimental foi realizada, ao mesmo tempo, na Via 240, na altura do Bairro Novo Araão Reis, em Belo Horizonte, e na saída da cidade de Santa Luzia. Os pontos foram escolhidos para evitar o trânsito de motoristas embriagados que poderiam sair de uma micareta realizada em Santa Luzia. A ação ocorreu entre 1h e 4h. Foram abordados 130 veículos, resultando na aplicação de 14 multas (pela constatação de alcoolemia ou problemas de documentação) e na remoção de seis veículos. Três motoristas foram conduzidos para a delegacia. A multa para quem dirige embriagado é de R$ 950.
A primeira blitz experimental aconteceu no dia 03 de abril na BR-040, na altura do Viaduto da Mutuca. As demais foram nos bairros de Lourdes e Savassi, na região Central de Belo Horizonte.
Lei Seca mineira
A repressão da combinação álcool e volante em Minas será realizada de forma integrada em cerca de 20 dias. Desde fevereiro, o Comitê Gestor de Trânsito (CGT), criado por decreto do governador Anastasia, tem se reunido semanalmente para discutir estratégias para a redução das mortes no trânsito do Estado. A primeira grande ação deste Comitê será a operação Lei Seca mineira, cujas ações estão em fase final de definição. O CGT é formado por representantes de cerca de 30 órgãos ligados ao trânsito como a Secretaria de Estado de Defesa Social, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário