segunda-feira, 25 de abril de 2011

Centenas de detentos talebans escapam de prisão no Afeganistão




Publicidade
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Atualizado às 04h00.
Centenas de detentos pertencentes ao movimento taleban fugiram na noite de domingo da prisão de Kandahar, no sul do Afeganistão, por meio de um túnel de cerca de 350 metros, informaram fonte locais.
Um porta-voz taleban, Zabiullah Mujahid, disse à agência afegã AIP que 541 presos escaparam do bloco onde estavam os "convictos políticos", embora o chefe da seção de segurança da polícia, Sher Shah Yousafzai, tenha afirmado que os foragidos são na realidade 400.
"A libertação começou às 23h de ontem à noite (horário local), e só três presos conheciam o plano. Foram despertando seus companheiros um a um. O último deles saiu às 3h30 da madrugada", disse Mujahid na nota.
Outro oficial do taleban indicou ainda que os trabalhos de escavação começaram no exterior da prisão e que o planejamento da ação levou cerca de 5 meses.
Esta é a segunda vez que ocorre uma fuga em massa na prisão de Kandahar, que abriga em sua maioria traficantes e comandantes do movimento taleban capturados pelas forças da Otan no país.
Em 2008, cerca de mil presos fugiram após os talebans terem arrebentado os portões da prisão com a explosão de uma bomba localizada em um caminhão.
Kandahar, a segunda maior cidade do Afeganistão e capital da província homônima, é considerado o principal reduto espiritual dos insurgentes, que tentam derrubar o governo afegão e implantar um Estado fundamentalista islâmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário